ArquivoAcesse a versão anterior do Informação Virtual

Como escolher uma câmera fotográfica?

Fotografia
Crédito: Freeimages.com – Gary Scott

Escolher uma câmera digital é uma tarefa simples, mas com tantas opções no mercado é preciso pesquisar bem para não acabar comprando um produto que não se encaixe na sua necessidade.

 

Por que eu quero uma câmera fotográfica?

A primeira pergunta que você precisa fazer é: para que eu preciso de uma câmera fotográfica?

Se for para tirar fotos no dia a dia, de celebrações em família ou entre amigos, de seus pets ou mesmo para registrar momentos do cotidiano de maneira não profissional, uma câmera digital convencional deve bastar.

Existem muitas opções delas em lojas virtuais de grandes redes varejistas e até em sites de compras coletivas. É possível encontrar câmera digital barata em Groupon, por exemplo, que é um dos maiores sites deste tipo.

Outra coisa que deve ser levada em conta: a aplicação da câmera! Por exemplo: se você vai viajar e quer tirar boas fotos, não leve uma câmera ou um equipamento pesado, mesmo que você seja um fotógrafo profissional.

Provavelmente, num passeio desse tipo, você irá percorrer grandes áreas, e precisa de um equipamento fácil de ser transportado. Já se a sua ideia é fotografar situações ou locais de fácil acesso, uma câmera com mais recursos se torna mais viável se você quer fotos profissionais. Se quiser apenas registrar o momento, as câmeras compactas e convencionais devem bastar.

É preciso também levar em conta as características de cada máquina fotográfica:

Com ou sem zoom?

O zoom é importante para acertos no enquadramento da imagem sem a necessidade do deslocamento do corpo.

Nas câmeras digitais não profissionais, é utilizado o zoom digital, que é feito por meio de um software. É por isso que, quanto mais zoom você dá, pior fica a qualidade da imagem.

Já em câmeras profissionais é utilizado o zoom óptico, que não diminui a qualidade da imagem, já que o efeito não é realizado através de um software, mas sim pelo deslocamento das lentes do equipamento entre si.

Resolução

Quanto maior o número de megapixels da máquina, maior será a qualidade de suas imagens – e também o preço dela! Se informe com o vendedor sobre a questão qualidade x preço e escolha a ideal para a sua necessidade.

Capacidade da memória de armazenamento

Para armazenar as imagens geradas, as câmeras contam com seus próprios dispositivos internos de memória, cartões removíveis ou as duas opções.

O número de imagens que podem ser armazenadas nesses locais depende da capacidade deles e da qualidade das fotos digitais geradas.

Gravação de vídeos

A qualidade e tempo dos vídeos feitos a partir de câmeras digitais também dependem do número de megapixels de cada máquina. Algumas também permitem configurar a qualidade da gravação.

Baterias

Câmeras digitais costumam consumir muita bateria, por isso a maioria delas vêm com baterias recarregáveis. Na hora de comprar, faça a opção por uma dessas, para economizar.

               

Deixe uma resposta