ArquivoAcesse a versão anterior do Informação Virtual

8 motivos para você não plagiar outros blogs

Plágio

Muitos blogueiros, principalmente os inciantes, acabam copiando o conteúdo de outros blogs.

Na maioria das vezes isso acontece por falta de conhecimento do blogueiro que não vê problemas neste tipo de atitude.

               

Bom, pra começar, é ilegal a cópia de conteúdo sem a devida autorização do autor, mesmo que a fonte seja citada. Só isso já pode acarretar num processo judicial por plágio que dará muita dor de cabeça ao plagiador. É claro que isso já foi discutido exaustivamente por muitos meta blogs, mas ainda assim tem gente que não se toca e continua copiando o conteúdo alheio.

Então, se você é daqueles que ainda não se convenceu de que o plágio é um mal negócio para o seu blog, veja na lista a seguir mais 8 motivos pelos quais esta atitude é uma péssima ideia:

1. Seu blog vai morrer

  • Inicialmente seu blog poderá até ter um grande número de visitantes, principalmente se você divulgar os posts (plagiados) nesses famosos agregadores de conteúdo. Mas com o tempo os leitores vão perceber que o conteúdo do seu blog não é original, que ele não tem uma identidade própria, que é apenas mais um blog replicando posts de blogs conhecidos. Isso será o começo do fim, é só uma questão de tempo para que seu blog seja abandonado pelos leitores fiéis. Lembre-se que o sucesso de um blog não deve ser medido apenas pela quantidade de visitas que ele recebe mas, principalmente, pela quantidade de leitores fiéis que ele possui.

2. Você vai queimar seu filme

  • Se você pretende criar um blog mas não está a fim de criar conteúdo original, procure outra coisa pra fazer. Copiar o conteúdo de outros blogs o deixará com uma péssima fama na blogosfera e nas redes sociais. Você será rotulado como medíocre, sem criatividade, preguiçoso, ignorante, perdedor e por aí vai. Portanto, se você não quer manchar a sua imagem na blogosfera, use a cabeça.

3. Você nunca terá sucesso

  • Copiar o conteúdo de outros blogs nunca fará de você um blogueiro de sucesso. Se você copia o conteúdo de outros blogs, você não é um blogueiro, é um plagiador. Tenha isso em mente, sempre.

4. Você pode até se achar esperto, mas isso não significa ser inteligente

  • O blog é uma excelente ferramenta para você mostrar ao mundo suas opiniões sobre os mais variados assuntos. Para ser um blogueiro de verdade é preciso estar antenado ao que está acontecendo, ser criativo, raciocinar, ler muito, ou seja, usar a inteligência. Ao plagiar outros blogs você estará mostrando ao mundo a sua falta de capacidade mental, e isso será péssimo para a sua imagem.

5. Você não será alguém em quem se possa confiar

  • Conquistar a confiança dos leitores, dos parceiros e dos patrocinadores é um dos maiores bens que um blogueiro deve almejar. Isso você só vai conseguir sendo honesto e original, independente do que você publica no seu blog. Copiando o conteúdo de outros blogs você estará sendo desonesto e, fatalmente, estará condenado ao fracasso.

6. Você não se sentirá orgulhoso pelo que faz

  • Me responda com sinceridade, qual a graça de ter um blog se o conteúdo dele é copiado de outros blogs? Como você vai ter orgulho do seu blog se tudo o que faz é dar CTRL+C / CTRL+V para inserir conteúdo nele? Criar um post do zero e perceber que ele foi importante para os leitores é muito prazeroso. Isso não tem preço.

7. Você não acrescentará nada na blogosfera com seu conteúdo plagiado

  • Tem muita gente que ainda acha que copiar os posts de outros blogs é uma forma de homenagear ou de ajudar a divulgar os blogs copiados. Na verdade isso é um erro, pois você não estará ajudando em nada, pior, estará atrapalhando. Ou então, tem aqueles que pensam: “Na internet nada se cria, tudo se copia!” – Isso é um mito que precisa ser desfeito, é uma mentalidade medíocre de gente que tem preguiça de pensar. O correto seria mudar o pensamento para: “A internet é um campo vasto para a originalidade!”. Conteúdo plagiado, na minha opinião, é lixo eletrônico, só ocupa espaço desnecessariamente.

8. Você terá inimigos na blogosfera

  • A criação de um post é algo que demanda tempo e conhecimento do blogueiro. Ninguém gosta de ver seu post, que deu tanto trabalho para ser escrito, copiado descaradamente em outro blog. Isso é algo que incomoda muito os verdadeiros blogueiros. Portanto, se você quiser se dar bem na blogosfera, copiar conteúdo é o pior caminho que você pode escolher para isso, pois ao invés de encontrar parceiros você encontrará inimigos pelo seu caminho.

Ter um blog deve ser, acima de tudo, algo muito divertido e isso só acontece quando criamos nossos próprios posts. A sensação de estarmos contribuindo de alguma forma para um ou mais leitores é muito boa e, como eu disse anteriormente, não tem preço.

Com certeza você é capaz de criar um conteúdo legal e que agregue algo positivo na blogosfera. Basta deixar a preguiça de lado, estudar e trabalhar duro para ter sucesso ou, pelo menos, para deixar de ser medíocre.

One Comment

Deixe uma resposta