Hoje em dia é muito fácil produzir vídeos e distribuí-los pela web. A tecnologia para isso está cada vez mais acessível e os sites, como o YouTube por exemplo, são simples de usar.

Milhões de vídeos são publicados todos os dias, muitos deles com excelente qualidade e muita criatividade. Mas nem sempre qualidade significa audiência.

As dicas abaixo, apesar de terem uma pitada de ironia, resumem um pouco o tipo de conteúdo que tem feito sucesso ultimamente nos sites de vídeo.

1. Seja uma pessoa revoltada com o mundo

Seja o mais revoltado possível, xingue, esbraveje, critique, qualquer pessoa, marca, produto, promoção, serviço, etc. Dê preferência para quem está em evidência na mídia, assim as chances de você aparecer serão maiores. Não poupe os palavrões e as acusações infundadas. Só deixe o seu advogado preparado para os possíveis processos judiciais.

2. Desgraça alheia ainda dá muita audiência

As pessoas, em geral, adoram ver os outros se f… Portanto, enviar vídeos com acidentes e tragédias é sucesso garantido na internet. Envie vídeos de acidentes de carros, enchentes, deslisamentos, ou daquele ciclista sem noção (que pode ser você mesmo) se arrebentando numa manobra radical, enfim, quando mais desgraça, mais audiência.

3. Organize um flash mob

Convide alguns amigos desocupados e organize um flash mob. Pra quem não sabe, flash mob é quando um grupo de pessoas que não têm mais o que fazer reúnem-se para realizar uma ação sincronizada que, na maior parte das vezes, não tem a menor utilidade, como por exemplo, todos se fingindo de estátua no meio da Rua 25 de Março em São Paulo em plena época de Natal. Quanto mais gente você convencer a fazer essa pataquada, melhor. Uma dica é você promover seu flashmob através das redes sociais, com certeza você vai encontrar muita gente desocupada nelas. Filme tudo, em ângulos diferentes, e envie para a internet.

4. Deixe a vergonha de lado

Se você não sabe cantar, dançar ou não tem qualquer outro talento artístico, ótimo! Com certeza seus vídeos serão sucesso de audiência. Vão te chamar de ridículo, sem-noção? Sim, é óbvio! Mas e daí? Tudo pelos 15 minutos de fama, não é mesmo?

5. Torne-se uma figura polêmica

Algumas sub-pseudo-celebridades instantâneas surgiram na mídia por causa de suas polêmicas. Invente a sua e filme tudo. Além do seu vídeo receber muitos acessos, provavelmente você também irá parar na mídia e, quem sabe, até participar de um desses reality shows na TV.

É claro que não estou aqui para julgar o que é bom ou ruim, afinal o meu gosto pode não ser o mesmo que o seu e vice-versa.

Eu tenho um gosto bem eclético para vídeos, curto documentários, humorísticos, tutoriais, publicitários, científicos, animações… desde que tenham um conteúdo criativo e de qualidade. Infelizmente não é o que eu tenho visto nos vídeos de “sucesso” ultimamente.

Tagged with:
 

2 Responses to 5 dicas para o seus vídeos bombarem na internet

  1. meundo disse:

    As dicas são realemtne boas, mas infelizmente não são todas as pessoas que estão dispostas a pagar o preço.

  2. Cristina Pessoa disse:

    Realmente, Rodrigo. Aliás não é só no âmbito vídeos do Youtube e afins que estas pasmaceiras fazem sucesso não. Parece que a idiotice tomou conta da mídia. Adolescentes e adultos adoram ver "Pânico", "Video-cassetadas", "Hiper-tensão", porque será? É mesmo proposital, o incentivo a este t ipo de coisas, para que o povo não tenha muito gosto pela cultura. Cultura gera ponderação sobre sua própria vida, sobre política, sobre direitos, sobre amor, etc, etc, etc. Abraços