ArquivoAcesse a versão anterior do Informação Virtual

Guardiões de Promessas

Guardiões de Promessas - Cadeado - Lock - Por: Carlos Luz

Todo início de ano você promete um monte de coisas, mas quase nunca as cumpre? Que tal testar este método fácil e divertido?

É comum muitos de nós fazermos uma lista de promessas para o ano novo, seja para começar um regime, parar de fumar, guardar dinheiro, iniciar um negócio próprio, casar-se, etc. No entanto, os meses vão passando e muito daquilo que prometemos vai sendo deixado de lado, esquecido e, no final do ano, prometemos tudo de novo.

Há alguns anos eu criei um método que torna eficaz o cumprimento das promessas feitas no ano novo, eu o chamo de ‘Guardiões de Promessas’. Este método tem dado certo para mim e para as pessoas que participam.

Veja a seguir o passo-a-passo do método:

Material necessário:

  • Papel, caneta, envelope e cola.
  • Número de participantes: 2 ou mais. (quanto mais, melhor)

Como funciona o método ‘Guardiões de Promessas’?

Anote numa folha de papel 10 promessas que você pretende cumprir no ano novo. Descreva de forma clara e objetiva coisas que sejam possíveis de serem cumpridas durante o ano, mas que ao mesmo tempo não sejam fáceis demais, senão o método perde o sentido. Vale lembrar que promessas são diferentes de desejos.

Dobre a folha de papel com as promessas, coloque-a em um envelope, cole-o e anote seu nome nele. É legal que você tenha uma cópia desta lista para não se esquecer do que prometeu.

Peça para que os outros participantes façam a mesma coisa. Coloque todos os envelopes em uma caixa e faça o sorteio. Se alguém pegar o próprio envelope, o mesmo volta para a caixa e é sorteado novamente.

Cada um dos ‘Guardiões de Promessas’ deverá se comprometer a ficar com o envelope sorteado por 1 ano, sem abri-lo.

No final do ano os ‘Guardiões’ devem se reunir para abrir os envelopes e lerem em voz alta as promessas que cada um fez no ano passado e ir riscando aquelas que foram cumpridas. Então, todos os papeis devem ser destruídos e novas promessas podem ser feitas para o próximo ano.

               

Uma dica legal:

Cada um dos participantes irá doar para alguma instituição, após 1 ano, R$ 10,00 por promessa não cumprida.

Por que funciona?

Quando prometemos algo para nós mesmos muitas vezes não encontramos motivação suficiente para cumprir tais promessas, afinal de contas nós mesmos estaremos nos julgando no final do ano e, como sabemos, geralmente não somos muito rígidos conosco. Quando sabemos que nossas promessas serão revisadas por outra pessoa no final do ano, nos esforçamos para cumpri-las, porque inconscientemente queremos provar para essa pessoa que somos capazes de cumprir o que foi prometido.

Espero que este método funcione pra você e possa lhe ajudar a alcançar seus objetivos para o próximo ano.

E você tem algum método ou simpatia para o ano novo? Deixe aí nos comentários!

Desejo a todos os leitores, parceiros e amigos um excelente ano novo, com muita paz, saúde e realizações.

:: FELIZ ANO NOVO ::

Crédito da imagem: Carlos Luz

Deixe uma resposta